A síndrome de Burnout é um distúrbio psíquico causado pela exaustão extrema, sempre relacionada ao trabalho. E no post de hoje, vamos desmistificar a síndrome de Burnout, explicando seus sintomas, causas e tratamentos.
O que é Burnout?
Também é conhecida como “síndrome do esgotamento profissional” e pode afetar quase todos os aspectos da vida de uma pessoa.
Uma mistura de sentimentos e sensações que geram acúmulo excessivo de estresse, de tensão emocional e de trabalho, que é bastante comum em profissionais que trabalham sob pressão constante.
Toda essa pressão, ansiedade e nervosismo resultam em uma depressão profunda, que precisa de acompanhamento médico constante.
Principais Sintomas
Os principais sintomas do Burnout incluem:
▪ Cansaço mental e físico excessivo;
▪ Dores musculares ou osteomusculares;
▪ Distúrbios respiratórios;
▪ Imunodeficiência;
▪ Transtornos cardiovasculares;
▪ Disfunção sexual e/ou alterações menstruais;
▪ Comportamento de alto risco e/ou pensamentos suicidas;
▪ Insônia;
▪ Dificuldade de concentração;
▪ Perda de apetite;
▪ Irritabilidade e agressividade;
▪ Lapsos de memória;
▪ Baixa autoestima;
▪ Desânimo e apatia;
▪ Dores de cabeça e no corpo;
▪ Negatividade constante, sentimentos de derrota, de fracasso e de insegurança;
▪ Isolamento social;
▪ Pressão alta;
▪ Tristeza excessiva.
Causas e tratamento
Existem muitos fatores que podem contribuir para a síndrome de Burnout, incluindo predisposição hereditária, eventos traumáticos, estresse, perda de um ente querido, desemprego, mudanças drásticas na vida, personalidade da pessoa, e estilo de vida.
O tratamento para a síndrome de Burnout deve ser orientado por um profissional habilitado. Pode envolver psicoterapia, uso de antidepressivos, ou ambos, dependendo da gravidade.
Sabemos que o burnout é um mal do mundo moderno, um estudo da International Stress Management Association (Isma) revela que o Brasil ocupa o segundo lugar em número de casos diagnosticados e de acordo com dados da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (Anamt), aproximadamente 30% dos trabalhadores brasileiros sofrem com a síndrome.
É importante observar os primeiros sinais e procurar um médico o quanto antes, o tratamento combinado com ações imediatas pode amenizar os sintomas.
Reforçamos a importância do debate.
E que a saúde mental seja um tópico a ser debatido por todos, em todos os momentos.
Referência:
Estado de Minas, Síndrome de Burnout: Brasil é o segundo país com mais casos diagnosticados. Disponível em |https://www.em.com.br/app/noticia/saude-e-bem-viver/2023/05/26/interna_bem_viver,1498977/sindrome-de-burnout-brasil-e-o-segundo-pais-com-mais-casos-diagnosticados.shtml| Acesso em: 04 jan. 2024