Guia: Como se preparar para uma sessão de Infusão de Cetamina

por | set 18, 2024 | Centro de Cetamina, Saúde Mental e Bem-estar | 0 Comentários

Por ser um medicamento endovenoso, a cetamina responderá de forma diferente para cada pessoa durante a infusão, mas, pensando de forma geral, separamos algumas dicas para que você possa ter uma experiência agradável.

Os sintomas mais comuns incluem tontura e sensação de dissociação, que é como um sonho vívido. Esses efeitos são geralmente leves e de curta duração, não afetando as atividades diárias.

🔹Converse com o seu médico: Esse é o momento de tirar todas as suas dúvidas e discutir quaisquer preocupações que você possa ter. Certifique-se de conversar detalhadamente com o seu médico sobre seu tratamento com cetamina. Você precisa sair da consulta com todas as informações sobre o procedimento, como a duração da infusão, o que esperar durante a sessão e os potenciais efeitos colaterais.

🔹Siga as instruções prévias: É importante seguir as orientações sobre jejum, restrição de líquidos ou ajuste de medicamentos antes da infusão. Quando seguidas com rigor, conseguimos garantir uma experiência segura e eficaz.

🔹Prepare-se emocionalmente: Esteja preparado para lidar com uma experiência intensa emocionalmente. A cetamina é um anestésico e pode causar sensações dissociativas e alterações na percepção.

Na primeira consulta com o Dr. Tiago, há uma orientação sobre como será o tratamento e o que esperar, e durante as infusões e sintomas observados, novas estratégias são desenvolvidas.

🔹Tenha um acompanhante: Não é obrigatória a presença de um acompanhante, mas é recomendado. Uma presença conhecida por tornar esse momento mais calmo e seguro emocionalmente, já que a cetamina pode causar sonolência ou tontura após a infusão.

Lembrando que essas dicas são gerais e é fundamental seguir as orientações específicas do Dr. Tiago conforme a primeira consulta e acompanhamento durante o tratamento.

Reforçamos que a indicação e aplicação da cetamina deve ser feita por um médico anestesista e dentro de ambiente hospitalar.