O Transtorno Bipolar é uma condição de saúde mental que é muitas vezes mal compreendida. E no post de hoje, vamos desmistificar essa doença, explicando o que ela é, quais são seus sintomas e como ela pode ser tratada.
O que é Transtorno Bipolar?
O Transtorno Bipolar, anteriormente conhecido como doença maníaco-depressiva, é um distúrbio psiquiátrico que provoca alterações significativas no humor, energia e capacidade de funcionamento de uma pessoa. Essas mudanças de humor podem variar de episódios de extrema euforia (mania) a episódios de profunda tristeza ou desespero (depressão).
Principais sintomas
Os sintomas do Transtorno Bipolar podem variar de pessoa para pessoa, mas geralmente incluem:
▪ Mania: Durante um episódio maníaco, a pessoa pode sentir-se eufórica, ter muita energia, ter pensamentos grandiosos ou ideias e comportamentos impulsivos.
▪ Hipomania: A hipomania é um estado de mania mais leve que, geralmente, acarreta em um funcionamento acelerado, porém produtivo para o paciente.
▪ Depressão: Durante um episódio depressivo, a pessoa pode sentir-se muito triste, perder o interesse ou prazer em atividades que costumava gostar, sentir-se inútil ou culpada, dormir muito ou ter dificuldade para dormir, e ter pensamentos de morte ou suicídio.
Tratamento
O tratamento para o Transtorno Bipolar geralmente envolve uma combinação de medicamentos e psicoterapia.
O Transtorno Bipolar é uma condição séria que pode ter um impacto significativo na vida de uma pessoa. No entanto, com o tratamento adequado, muitos pacientes podem levar vidas plenas e significativas.
A equipe do Centro de Cetamina está sempre em busca de atualizações sobre o uso da cetamina para diversos transtornos mentais, como o Transtorno Bipolar, e um estudo publicado na Cochrane Library, em julho de 2020, mostra que os dados sugerem que a infusão de cetamina pode agir muito rapidamente na depressão bipolar. Os efeitos da cetamina estão sempre em estudos, não é uma determinação de tratamento, mas pode ser uma alternativa quando discutida com um médico especialista.
Lembramos que a indicação, manipulação e acompanhamento durante a infusão de cetamina deve ser responsabilidade de um médico anestesista e feita em ambiente hospitalar.
Se ainda tiver dúvidas, não deixe de nos contatar.
Referências:
Dean RL, Marquardt T, Hurducas C, Spyridi S, Barnes A, Smith R, Cowen PJ, McShane R, Hawton K, Malhi GS, Geddes J, Cipriani A. Ketamine and other glutamate receptor modulators for depression in adults with bipolar disorder. Cochrane Database of Systematic Reviews 2021, Issue 10. Art. No.: CD011611. DOI: 10.1002/14651858.CD011611.pub3. Acesso em: 05 jan 2024.