O artigo de hoje é para você que quer saber como fazemos a infusão de cetamina.
Antes de qualquer outra informação, reforçamos que a indicação e aplicação da cetamina deve ser feita por um profissional qualificado e dentro de ambiente hospitalar.
No Centro de Cetamina, todos os pacientes passam por uma consulta com o Dr. Tiago Gil (CRM/SP 157384 RQE 64.781) para que ele possa entender quais são as principais queixas, definir o objetivo principal do tratamento, além da avaliação pré-anestésica.
Quando o paciente chega ao consultório em fase aguda, geralmente, são necessárias três infusões semanais, mas cada caso é um caso particular e não existe um tratamento pré definido.
O que é infusão de cetamina?
A infusão de cetamina é um método utilizado para administrar a substância diretamente na corrente sanguínea do paciente. Este tratamento inovador tem ganhado popularidade nos últimos anos por sua eficácia em ajudar as pessoas a superarem os sintomas debilitantes de doenças mentais.
Onde são feitas as infusões?
O procedimento deve ser feito em ambiente hospitalar com acompanhamento de médico responsável durante todo o processo. E por ser um medicamento que só pode ser manuseado e aplicado em ambiente hospitalar, o Centro de Cetamina segue a regulamentação e atende em unidade de Hospital Dia em São Paulo – SP.
Quanto tempo dura uma sessão de infusão de cetamina?
Cada sessão de infusão endovenosa de cetamina tem uma duração média de 50 minutos. Considerando o tempo da admissão até a alta, a sessão dura aproximadamente 2 (duas) horas.
Os resultados são visíveis a partir de que momento?
Estudos clínicos mostram que 30% dos pacientes com os mais diversos quadros de doenças mentais – como depressão persistente, ideação suicida de automutilação, transtorno bipolar, transtorno de ansiedade e dor crônica – relatam a eficácia da terapia de forma imediata, na primeira sessão. Mas, em geral, ela é eficaz para 70% dos casos tratados dentro do plano terapêutico indicado em consulta com duração média de 3 semanas.
Se ainda tiver dúvidas, não deixe de nos contatar.
Referências:
aan het Rot M, Collins KA, Murrough JW, Perez AM, Reich DL, Charney DS, Mathew SJ. Safety and efficacy of repeated-dose intravenous ketamine for treatment-resistant depression. Biol Psychiatry. 2010 Jan 15;67(2):139-45. doi: 10.1016/j.biopsych.2009.08.038. PMID: 19897179