Você sabe o que são transtornos de humor e como ele pode impactar na vida dos adolescentes?
Os transtornos de humor são uma categoria de doenças mentais que incluem todos os tipos de depressão e transtorno bipolar. Esses transtornos podem causar mudanças de humor que vão desde períodos de extrema felicidade, energia excessiva (mania) até períodos de tristeza (depressão).
E o impacto disso numa idade delicada faz com que os adolescentes possam experimentar uma ampla gama de emoções normais devido às mudanças hormonais, sociais e psicológicas que ocorrem durante este período e acione o alerta para quando as coisas saiam do controle.
O diagnóstico de transtornos de humor em adolescentes pode ser desafiador. Muitas vezes, os sintomas podem ser confundidos com o comportamento típico da adolescência. No entanto, é crucial identificar e tratar esses transtornos o mais cedo possível para evitar complicações a longo prazo.
De acordo com o estudo realizado por C. R. Miliauskas e D. P. Fau, o processo de individuação, que ocorre desde o nascimento até o falecimento, se intensifica no período da adolescência e é na fase da adolescência que começam a aparecer os questionamentos de valores familiares e o reconhecimento. É um movimento natural e comum ao adolescente, outra característica observada é o apego aos amigos mais próximos. Esse processo é chamado de uniformidade e traz segurança ao adolescente. Em paralelo, se constitui como o momento no qual o indivíduo passa a ter mais responsabilidades escolares e profissionais e aumenta o tempo fora de casa.
E, também pudemos observar, baseado em estudos realizados na época da pandemia de Covid-19, que a saúde mental dos adolescentes sofreu um grande impacto. Um estudo coordenado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) revelou que 48,7% dos adolescentes brasileiros apresentaram preocupação, nervosismo ou mau humor, na maioria das vezes ou sempre durante a pandemia. Esse percentual subiu para 61,6% quando consideramos apenas as meninas. Além disso, o estudo apontou que o sedentarismo entre os jovens aumentou de 20,9% para 43,4% durante o período da pandemia.
Com o fim da pandemia decretado em maio de 2023, lidamos com o impacto deixado pelo tempo de isolamento e afastamento dos amigos e familiares. Podemos dizer que nunca se falou tanto em saúde mental como se falou na pandemia, e isso é um reflexo de como os jovens estão no mundo atual.
Quais são os sintomas mais comuns de transtornos de humor em adolescentes?
▪️ Humor deprimido (tristeza) acentuado ou irritabilidade.
▪️ Perder o interesse ou prazer em atividades.
▪️ Alterações no sono e no apetite.
▪️ Abuso de substâncias psicoativas.
▪️ Preocupações/Medos excessivos e incontroláveis.
▪️ Dificuldade com novos experimentos, como conhecer novos lugares e pessoas. Também se retrai e resiste a convites para sair.
▪️ Pouco engajamento em atividades sociais que promovam interações.
▪️ Ficar nervoso, irritado quando algo não aconteceu como esperado ou planejado.
▪️ Pensamentos exagerados e catastróficos.
▪️ Assustar-se facilmente e buscar segurança excessiva.
Os transtornos de humor são sinais de alerta e precisamos ficar cientes de todos os indícios de que algo não está bem. Como adultos e pais, devemos observar as mudanças de humor, os sinais vermelhos e procurar ajuda especializada nos primeiros sintomas.
Reforçamos que a indicação e aplicação das infusões endovenosas de cetamina devem ser feitas por um médico anestesista e dentro de ambiente hospitalar.
Para saber mais sobre alternativas de tratamentos e tudo sobre saúde mental, acompanhe nossas redes sociais e o nosso blog.
Se ainda tiver dúvidas, não deixe de nos contatar.
Referências:
https://doi.org/10.1590/S0103-73312020300402