A dúvida que mais recebo é: Quem pode indicar a cetamina?
Já falamos em outros artigos e nas redes sociais do Centro de Cetamina que a indicação para o tratamento com cetamina pode acontecer de diversas formas, como: indicação do psiquiatra, indicação do psicólogo ou por vontade do paciente.
O que é importante ressaltar?
Para todos os casos, é necessária uma indicação de que o paciente está com depressão ou outros sintomas nos quais o tratamento com cetamina pode ser eficiente.
Quais são as principais indicações para o tratamento com cetamina?
▪️ Depressão unipolar e bipolar
▪️ Depressão resistente
▪️ Pensamentos suicidas
▪️ Dores crônicas
▪️ Transtorno de ansiedade
▪️ Outros transtornos de humor
Por que o meu médico deveria indicar a cetamina?
Os estudos nos últimos anos têm indicado que o tratamento com infusão endovenosa de cetamina é muito eficiente no combate da depressão resistente.
A cetamina tem se mostrado eficaz no tratamento da depressão resistente unipolar e bipolar, revertendo casos crônicos de depressão em até 75% dos casos.
Em 2017, o Dr. Tiago Gil (CRM/SP 157384 RQE 64.781), médico anestesista, fundou o Centro de Cetamina, com vasta experiência no tratamento com infusão endovenosa de cetamina. Conforme a bula e a regulamentação na Anvisa, o procedimento é realizado em um hospital com o acompanhamento do médico anestesista durante todo o período.
Para aqueles que lidam com a depressão resistente ao tratamento, a cetamina oferece uma nova perspectiva. Com a dosagem correta e o acompanhamento médico, a cetamina tem o potencial de ser um aliado significativo no combate à depressão.
Se ainda tiver dúvidas, entre em contato conosco!
Referências:
Yatham, Lakshmi N et al. “Canadian Network for Mood and Anxiety Treatments (CANMAT) and International Society for Bipolar Disorders (ISBD) 2018 guidelines for the management of patients with bipolar disorder.” Bipolar disorders vol. 20,2 (2018): 97-170. doi:10.1111/bdi.12609