No último dia 15 de dezembro de 2023, fomos surpreendidos com a notícia do relatório da autópsia divulgado pelo Gabinete do Examinador Médico de Los Angeles, que mostra que o sangue de Perry deu positivo para cetamina.
Aos 54 anos, Matthew Perry enfrentava crises de ansiedade e depressão, e recorreu ao tratamento de infusão de cetamina.
Os médicos legistas afirmam que a combinação do tratamento com cetamina com outro medicamento pode ter contribuído para a superestimulação cardiovascular quanto à depressão respiratória.
Nos Estados Unidos, há muitos médicos e clínicas que estão habilitadas para realizar o procedimento, e tem sido comum, após a primeira infusão de cetamina, o paciente ser liberado com comprimidos para continuar o tratamento em casa. A prática do tratamento doméstico é ilegal no Brasil, e é refutada pelo Dr. Tiago Gil, médico anestesista e responsável pelo Centro de Cetamina. Ele fala sobre o caso, neste vídeo em sua rede social oficial.
O que diz a Sociedade Americana De Médicos, Psicoterapeutas E Médicos De Ketamina (ASKP3)
“Em resposta aos detalhes e às circunstâncias trágicas que rodearam a morte de Matthew Perry, a Sociedade Americana de Médicos, Psicoterapeutas e Praticantes de Cetamina (ASKP3) está a reconfirmar a nossa posição de longa data de que doses dissociativas de cetamina só são apropriadas em ambientes supervisionados. No entanto, reconhecemos que existem algumas situações em que pode ser apropriado que um médico prescreva o uso em casa entre as consultas presenciais; e, portanto, um conjunto unificado de diretrizes deve ser considerado coletivamente e implementado pelos profissionais de cetamina nos EUA.
ASKP3, que é composta por mais de 500 profissionais médicos licenciados com vasta experiência no trabalho com cetamina em diversos ambientes médicos, é a única entidade a publicar padrões práticos e éticos para a terapia com cetamina durante seus estágios iniciais.”
O que é a ASKP3?
A Sociedade Americana de Médicos, Psicoterapeutas e Praticantes de Cetamina (ASKP3) é um grupo sem fins lucrativos de profissionais dedicados ao uso clínico seguro de cetamina para transtornos de saúde mental e condições de dor. Formada em 2016, a ASKP3 representa um número crescente de membros de mais de 500 profissionais multidisciplinares.
E o Dr. Tiago Gil (CRM/SP 157384 RQE 64.781) é membro da ASKP3, participando ativamente do núcleo de pesquisa e dos congressos anuais, inclusive, no último congresso, no início de dezembro de 2023, apresentou um estudo com dados reais sobre as infusões de cetamina realizadas no Centro de Cetamina.
Reforçamos que a indicação e aplicação da cetamina deve sempre ser feita por um médico anestesista e dentro de ambiente hospitalar.
Se ainda tiver dúvidas, não deixe de nos contatar.