Ação da cetamina na fase depressiva do transtorno bipolar

por | set 11, 2024 | Saúde Mental e Bem-estar | 0 Comentários

O transtorno bipolar é uma condição complexa e debilitante, caracterizada por mudanças extremas de humor, incluindo episódios de mania e depressão. A fase depressiva do transtorno bipolar pode ser particularmente difícil de tratar, com muitos pacientes não respondendo adequadamente aos tratamentos tradicionais.

Os tratamentos tradicionais para a fase depressiva do transtorno bipolar inclui estabilizadores de humor, antipsicóticos e antidepressivos. No entanto, esses medicamentos podem levar semanas para fazer efeito e não funcionam para todos os pacientes. Além disso, os antidepressivos podem, em alguns casos, desencadear episódios maníacos em pacientes bipolares. Um estudo publicado na Cochrane Library, em julho de 2020, mostra que os dados sugerem que a infusão de cetamina pode agir muito rapidamente na depressão e na bipolaridade.

Os benefícios são muito promissores:

🔹 Alívio rápido – os pacientes frequentemente relatam uma melhora significativa nos sintomas depressivos dentro de horas após a infusão de cetamina.

🔹 Eficácia em casos refratários – a cetamina pode ser eficaz para pacientes que não respondem aos tratamentos tradicionais.

🔹 Redução do risco de mania – alguns estudos sugerem que a cetamina não aumenta o risco de transição para um episódio maníaco, um risco associado a muitos antidepressivos tradicionais.

Os efeitos da cetamina estão sempre em estudos, não é uma determinação de tratamento, mas pode ser uma alternativa quando discutida com um médico responsável.

Diversos estudos têm mostrado a eficácia da cetamina na fase depressiva do transtorno bipolar. Um estudo publicado na American Journal of Psychiatry demonstrou que pacientes com transtorno bipolar experimentaram uma redução significativa nos sintomas depressivos após infusões de cetamina, com efeitos durando até uma semana após uma única dose.

E aqui, no Centro de Cetamina, você encontra apoio e informação para ter a autonomia de iniciar o tratamento de forma segura.

Lembramos que a indicação, manipulação e acompanhamento durante a infusão de cetamina deve ser responsabilidade de um médico anestesista e feita em ambiente hospitalar.

Dean RL, Marquardt T, Hurducas C, Spyridi S, Barnes A, Smith R, Cowen PJ, McShane R, Hawton K, Malhi GS, Geddes J, Cipriani A. Ketamine and other glutamate receptor modulators for depression in adults with bipolar disorder. Cochrane Database of Systematic Reviews 2021, Issue 10. Art. No.: CD011611. DOI: 10.1002/14651858.CD011611.pub3.

Sanacora G, Frye MA, McDonald W, et al. A Consensus Statement on the Use of Ketamine in the Treatment of Mood Disorders. JAMA Psychiatry. 2017;74(4):399–405. doi:10.1001/jamapsychiatry.2017.0080