A saúde mental é um aspecto crucial da nossa vida, e muitas vezes, negligenciamos a importância da saúde mental no local de trabalho, um ambiente que pode gerar um impacto significativo no nosso bem-estar psicológico.
O trabalho tende a ser uma fonte de satisfação pessoal e realização. No entanto, também pode ser uma fonte de estresse e ansiedade. Fatores como carga de trabalho excessiva, prazos apertados, falta de apoio dos colegas ou supervisores, e insegurança no emprego podem contribuir para o estresse no trabalho.
E este estresse, quando não gerenciado adequadamente, pode levar a problemas de saúde mental, como depressão e ansiedade.
Problemas de saúde mental no trabalho não afetam apenas o indivíduo, mas também a organização como um todo. Eles podem levar a uma diminuição da produtividade, aumento do absenteísmo e maior rotatividade de funcionários. Além disso, podem criar um ambiente de trabalho tóxico, onde os funcionários se sentem insatisfeitos, desmotivados e desvalorizados.
E esse foi o tema do episódio 13, do meu podcast Sobre Cetamina (disponível aqui), no qual disserto sobre uma pesquisa realizada com a finalidade de expor os resultados de um estudo prático sobre como a depressão pode influenciar a produtividade.
Há duas formas de como a depressão pode afetar a produtividade, sendo elas:
Absenteísmo – ausência do colaborador – faltar ao trabalho.
Presenteísmo – estar presente, mas não ter o rendimento esperado.
A relação entre trabalho e transtorno depressivo é extremamente complexa, e há indícios de que a cobrança exagerada pode agravar o quadro depressivo. De forma, que ainda sobre esse tema, podemos observar que há uma parcela mínima de procura pelo tratamento quando o quadro é considerado depressão menor, o que, a longo prazo, pode gerar muito mais ausência do que presença.
Ok, mas e como a cetamina pode auxiliar?
Em um estudo realizado no Canadá, pacientes foram avaliados após o tratamento com 10 infusões de cetamina e medicamentos orais, para sustentar os efeitos terapêuticos da cetamina, e foi observado que: houve uma melhora significativa do presenteísmo e absenteísmo; ao retornar ao local de trabalho, os pacientes tiveram melhora na produtividade; e, ficou claro que o retorno ao trabalho depende da resposta ao tratamento, mas a resposta ao tratamento não é um fator determinante para a volta.
E o que queremos expor com essa afirmação?
A cetamina melhora a performance cognitiva. E, desta forma, após as infusões de cetamina, houve uma melhora sustentável e real no presenteísmo.
O estudo foi realizado com pessoas de mundo real, ou seja, pessoas que foram encaminhadas ao Centro de Excelência, no Canadá.
A cetamina tem se revelado eficaz e segura no tratamento da depressão resistente, bem como para lidar com episódios pontuais de depressão e ansiedade relacionados ao ambiente de trabalho e à rotina.
Reforçamos que a indicação e aplicação da cetamina deve ser feita por um médico anestesista e dentro de ambiente hospitalar.
Se ainda tiver dúvidas, entre em contato conosco!
Referências:
Rodrigues NB, McIntyre RS, Lipsitz O, Lee Y, Subramaniapillai M, Kratiuk K, Majeed A, Nasri F, Gill H, Mansur RB, Rosenblat JD. The effect of repeated doses of intravenous ketamine on measures of workplace attendance and productivity in adults with major depressive and bipolar disorder: Results from the canadian rapid treatment center of excellence. Psychiatry Res. 2021 Mar 15;300:113860. doi: 10.1016/j.psychres.2021.113860. Epub ahead of print. PMID: 33836470.